terça-feira, 7 de maio de 2013


CERÂMICA COM HISTÓRIAS








 
"Cerâmica com Histórias" foi o nome que dei à exposição de cerâmica que se encontra na Biblioteca Municipal de Estarreja e que pode ser vista até 18 de Junho.
Trata-se de um conjunto de trabalhos executados em azulejos pelos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, no âmbito do projecto “Vamos à Escola”. Este, é um projecto de voluntariado que criei o ano passado com os utentes do Lar e com a cumplicidade da Assunção Costa. Está a ser desenvolvido na Escola EB23-Padre Donaciano, em Estarreja. Todas as quartas feiras as nossas tardes têm sido ocupadas a desenhar e a pintar sobre azulejos. Para além disso, efectuámos algumas visitas a Museus: Casa Museu Egas Moniz, Avanca; Museu do Brincar, Vagos; Museu do Tear, Pardilhó e Casa Museu Soalheiro Madureira, Estarreja.
A exposição é constituída por “quadradinhos” carregados de histórias de vida e de tempo. Alguns elementos da “turma” vão à escola pela primeira vez. Nem por isso deixam de acompanhar os desafios que lhes vou lançando, com uma vontade enorme de dar forma às linhas dos desenhos que vão construindo. O Fernando José vai ajudando a dar brilho aos desenhos através do vidro líquido com que impregna os azulejos. No fim, fixam-se todos os ingredientes no calor da mufla. E aguardamos, com alguma ansiedade, que a “viagem” corra bem.
Estes rituais fazem parte de um projecto, cujo percurso e dimensão não sei ainda perspectivar onde nos vai levar. Gostaria de avaliar ao longo do tempo a relação que se tem vindo a estabelecer entre “alunos” de tão diferentes idades numa mesma escola. Será a continuidade e a continuação que informará do sentido que fará e que terá. Iremos continuar.
Por agora, ficam as imagens e as memórias das histórias que cabem dentro destes pedaços de cerâmica.
Elisabete Amaral
06/5/2013







Nenhum comentário:

Postar um comentário