segunda-feira, 8 de abril de 2013






Tira-se uma “prova” para se analisar a evolução de uma imagem. Este é um dos procedimentos correntes ao longo do trabalho de um artista-gravador.
É “improvável” que, ao longo do meu processo criativo, eu queira repetir uma imagem, conferir-lhe características iguais, geminá-la. Procuro e persigo o estado das “provas” para lhes encontrar diferenças. Fico obcecadamente atenta a esse momento de paragem/fixação, em que decido e determino que, aquela, é a prova, ou seja, é a imagem que me interessa naquele momento. Estas, pertencem a esse tipo de imagens que fixei num dado momento. Apresento-as para contemplação.
É destas aparentes contradições que acontece o meu processo de trabalho. Contradições? Porquê? Porque, tal como noutras técnicas de reprodução, a xilogravura permite a repetição de uma mesma imagem.
Entre a escolha da madeira, o desenho sobre a matriz e a imagem espelhada no suporte – neste caso: papel, o meu fascínio acompanha toda a evolução da imagem pensada. A este processo, somo o imprevisto/acaso e, tudo termina com a contemplação por parte de outrem. 
Maria Afonso
4/2/2013

 (IM)PROVA(VEL) é uma exposição de xilogravura que se encontra em mostra na Galeria 302-gdst, na Rua 5 de Outubro, nº 310, Porto. Pode ser visitada até 30 de Abril, de segunda a sexta, das 10h às 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário